GandaM@lhos BTT

A glória não está em não cair…, mas sim em levantar-se sempre…

BTT na Serra de Canelas – Vila Nova de Gaia

1 Comentário

Vila Nova de Gaia assume-se nos dias actuais como um dos maiores centros urbanos e populacionais do país. Mesmo assim ainda vai sendo possível praticar desporto ao ar livre fora das marginais do Douro e da ciclovia da costa marítima.

A seguir transcrevo um artigo que encontrei em geocaching.com que descreve na perfeição aquilo que encontrei pelos lados da Serra de Canelas, neste sábado passado:

Pedreira em Canelas...

“A Serra de Canelas situa-se no concelho de Vila Nova de Gaia. Está definida em PDM como área protegida e constitui-se como um espaço natural, com a função (original) de proteger as terras agrícolas dos ventos marítimos. Nas suas encostas, nascem pelo menos 3 pequenos ribeiros, sendo o mais conhecido, o Ribeiro da Costa ou Ribeira da Choça. Abundam fauna e flora interessantes. A extracção de granito em pedreira, a deposição de entulhos e o abate de árvores constituem-se como as principais ameaças deste espaço de lazer e convívio. É uma zona muito importante pois é uma das maiores áreas verdes do concelho. Um lugar com óptimos recursos, como as suas pedreiras desactivadas e abandonadas e as lagoas que se tratadas podiam ser um local de atracção turística. É importante para Vila Nova de Gaia que esta serra seja preservada pois vivemos numa zona muito povoada e com um grande número de carros e sendo a renovação do ar indispensável à nossa existência temos que tratar da serra. Neste momento a serra de Canelas é uma lixeira a céu aberto,um local que apesar disso ainda atrai muitos praticantes de desporto de natureza dado ter excelentes condições para isso, já là vai o tempo das provas de BTT do campeonato nacional, com grandes elogios dos atletas. Quanto ao espaço natural é um lugar que mesmo assim degradado, ainda surpreende no que toca à fauna, ainda se podem encontrar desde esquilos, doninhas, coelhos, raposas, gaviões, águia asa redonda, coruja do mato, coruja das torres, pato verde, pica pau malhado grande, garças-real(nas lagoas artificias) etc.. Quanto à flora o carvalho ,o sobreiro seriam as espécies dominantes dada a espontaneidade com que nascem,se não fosse a verdadeira peste de eucaliptos que assola serra e as serras por este pais. Outro aspecto interessante é a rede de minas de agua,prezas,pequenos aquedutos etc…”

Estrada romana

Isto tudo para dizer que passei por lá belos momentos de BTT, num percurso de dificuldade técnica e física acima da média, num local cheio de potencialidades para a prática da modalidade, que merecerá certamente mais visitas.

Sobe e desce...

GPS aqui =====>

FUI!

Anúncios

Autor: ZeNiGhT

Equipe BTT

One thought on “BTT na Serra de Canelas – Vila Nova de Gaia

  1. a serra de canelas é vista por quem passa pelos caminhos prinçipais mas na rialidade este pulmao esta podre. porque parante econumia qem pensa em ecologia, quem a viu e qem a ve, em tempos em que as aguas corriam nas minas e enchiam as represas para regarem os campos. E em que eu entrava nas minas e via os morcegos la dentro.
    MAS TUDO ISSO ACABOU!
    Porque o homem a destrui-o, e tudo para o seu bem estar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s