O titulo do post traduz o sentimento que trago após ter representado os GandaM@lhos na Maratona do Centro, em Leiria.
Prova n.º 1 da Taça de Portugal de Maratonas XCM do ano de 2011 contou à partida com perto de mil atletas.
O “circo” montado no Parque Desportivo de Pousos dava aquele ar de evento desportivo de nível internacional com o colorido característico que uma (grande) prova de ciclismo tem.
Grandes maquinas ali presentes, talvez a maior concentração de carbono que vi nestes últimos tempos… 😉
Céu limpo, temperatura agradável pela manha que prometia um dia quentinho.
Quanto ao percurso, de 75 Km, e com 2200 metros de acumulado anunciados, prometia ser duro. E tal dureza veio a confirmar-se de forma muito bem definida nas minhas canetas.
Em jeito de crónica resumida, apenas queria deixar assinalada a excelente qualidade que a organização conseguiu colocar no terreno e ao longo dos 75 kms de prova com uma grande variedade de pisos, de single-tracks que não terminavam, descidas de cortar a respiração, onde até sentia o cheiro a queimado dos travões, pedra… agora aprendi o que significa trilhos com pedra…!, subidas de ganhar mau jeito no pescoço só de olhar para cima…enfim, Brutal, Fantaaástico!
Quanto a outros aspectos da organização, parece que as coisas não correram tão bem como a escolha e sinalização do percurso. Parece que houve alguns acidentados bem maltratados, com problemas na assistência e ausência de agua fora das ZA.
Quanto ao desempenho dos GandaM@lhos, participando uma vez mais ” a solo”, posso afirmar que fiquei bem classificado na luta pelos últimos 30 lugares da tabela, com um tempo à volta de 5:47m, mas que me soube como se de uma vitória se tratasse.
É a tal história de quem nasce lagartixa… 😉 nunca chega a jacaré…
A sensação de superar as sucessivas adversidades que o terreno exigia, a gestão da alimentação e da bebida, gerir as caimbras, tornou-me um pouquinho mais experiente e com mais uns quilómetrozitos bem difíceis nas pernas…tendo por tudo isso dado por muito bem empregue a viagem e estadia na agradável cidade de Leiria.
Ainda mais porque se tratou da minha estreia em Maratonas (distâncias grandes, e não a bela da Meia Maratona…), e logo em prova na Taça de Portugal de XCM.
Uma palavra especial de apreço à minha mulher que sempre presente nas ZA’s a apoiar tornou a coisa bem mais fácil de superar.
Agora venha o GO120!, já no próximo fim de semana.
Após farei uma “paragem sabática” sem bicicletas, até Maio para recentrar objectivos e fazer umas caminhadas até Santiago de Compostela.
A altimetria:
FUI!
22/03/2011 às 10:24
Viva a Lagartixa.
Pelos vistos é bem rápida. 😉