GandaM@lhos BTT

A glória não está em não cair…, mas sim em levantar-se sempre…

Bemposta – Grande BTT no Douro Internacional!

4 comentários

Trilhos do Douro Internacional, na localidade de Bemposta, Mogadouro, é um daqueles eventos de BTT que vai correndo no meio betetístico como sendo um evento de referência de boa organização, bons trilhos e muito e boa comida.
Inserido em parte, no Parque Natural do Douro Internacional, numa zona que ainda não conhecia, a pedalar, decidi, este ano de 2012,  verificar tal facto, e  colocar o carro a caminho e percorrer muito perto de 600 km, (ida e volta) em direcção à Bemposta nesta Primavera invernosa.

Bemposta - A 1.ª barragem no Rio Douro

Vale também a pena informar que este ano de 2012, me encontro inscrito no Open Regional de Maratonas XCM organizado pela Associação de Ciclismo de Bragança.  Ora sendo esta a 2.ª prova do calendário daquela competição,  e estando já o BTT  no 6.º ano da sua existência, estava reforçado o pretexto para empreender mais uma longa jornada de BTT.

Aquecendo...

E, a titulo de rescaldo, pude verificar a excelência do que a organização promovida pela junta de freguesia de Bemposta, e comandada pelo Sérgio Ramos, consegue colocar no terreno. Embora não o conheça pessoalmente, aqui fica o meu elogio para ele, pela vontade que tem em não desistir, e de continuar a levar pessoas à sua terra, organizando um excelente evento de BTT.

Pude constatar, que mesmo apesar do mau tempo que se fez sentir no fim de semana, com chuva e muito frio, ali compareceram perto de 250 corajosos betetistas, alguns oriundos de localidades tão distantes como Sepins, Viana do Castelo, Trofa, Porto, etc, que ali se deslocaram para pedalar…também assinalo a presença de um número considerável de betetistas “nuestros hermanos”.

Pude verificar que todo o entorno da prova se concentrou junto ao pavilhão desportivo  de Bemposta, onde durante todo o dia houve animação com música, chamando à rua os moradores daquela pacata localidade, que também acabaram por ter um dia diferente ao presenciarem todo o “circo” que uma prova de BTT acarreta.

P.T.T. (Passeio Todo Terreno) 🙂

Pude verificar da existência de um passeio pedestre, não só para acompanhantes de participantes, mas também para moradores da freguesia, e outros, que também ele acabou por ser bem desafiante, pois percorreu perto de 10 km até bem perto das margens do rio Douro, compensado-se o esforço destes caminhantes com uma bela merenda, e transporte de autocarro de regresso à Bemposta.

Bora lá...

Pude verificar o facto de haver partidas separadas para o pessoal do Open, e para os restantes na vertente de passeio, com muita assistência de populares, o que deu um calor especial.

Tive o privilégio de percorrer 63 km de um percurso irrepreensivelmente marcado, com setas e fitas, e avisos de perigo, onde não havia a mínima hipótese de alguém se enganar.

Foto by Paulo Ministro

Percurso muito equilibrado, que contava com locais de grande espectacularidade, a descer…, onde a paisagem era uma tentação e uma distracção… e uma subida… (perigosa… 😉 ) que vou recordar por bastante tempo. Maioritariamente sem grandes desníveis de altitude, ficou, no entanto, para mim muito difícil de fazer por força da muita lama existente nos trilhos. Mas é de BTT que falamos aqui, e da minha recorrente falta de pernas…

Pude constatar qualidade dos (3) reforços, que tinham tudo que um atleta pode necessitar, fruta, agua, sumos, pão queijo, marmelada, e num deles isto e ainda mais: javali estufado no pote, alheiras, e outras  iguarias …

Também tive a oportunidade de, no final da prova retirar a enorme quantidade de lama que a bicicleta queria trazer para casa, nas mangueiras disponibilizadas para o efeito.

Apesar de ser dos últimos a chegar (para não variar!) ainda tomei banho de agua quase quente, no balneário disponibilizado.

E para almoço, nada melhor para repor as energias perdidas, do que uma bela e saborosa posta.

Ficou a faltar apenas, o champanhe e caviar para aqueles mais exigentes…

As classificações ainda não saíram, nem as do Open, nem as do passeio, mas assim que saírem aqui darei notícia.

Evento altamente recomendável que fica de vez na minha agenda. Vale também para uma visita turística, pois a zona é particularmente bonita.

E não adianta prosar muito mais!

As fotos possíveis  no 

O meu registo

O percurso no .

Advertisements

Autor: ZeNiGhT

Equipe BTT

4 thoughts on “Bemposta – Grande BTT no Douro Internacional!

  1. Fue mi 6ª participación en Bemposta, y vuelvo siempre porque es uno de los mejores passeios de btt del calendario. Boas pedaladas!

  2. Sois de Salamanca?
    Podréis informar de marchas BTT en España cerca de la frontera?
    Me gustaba de hacer una internacionalización …. 😉 por el verano….
    Gracias.
    Buenas pedaleadas!…

    • si, somos de Salamanca, y por aquí no hay muchas marchas BTT, pero te mantendremos informado!! Otra marcha muy buena en Portugal es la de Idanha Nova, es en octubre.

  3. Ok!
    Da una mirada:
    Muy buena marcha BTT: mi 4.ª participación…

    https://gandamalhos.wordpress.com/eventos2012/eventos-2011/5-rota-do-mineiro-ervedosa-vinhais/

    http://btt.briginfo.com/?page_id=311

    Dista 200 km de Salamanca.
    También hay jabalí estofado… 😉
    Saludos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s