GandaM@lhos BTT

A glória não está em não cair…, mas sim em levantar-se sempre…

O Caminho de Santiago segundo Anita e ZeNiGhT…ETAPA 2

Vilarinho – Barcelos

Vai então servindo de “diário de viagem” o que por aqui vou escrevendo na expectativa de que um dia alguém se possa inspirar neste modelo de peregrinação.

Em se tratando de uma viagem em etapas, tem necessariamente que haver um planeamento mais ou menos cuidado de horários, transportes e itinerários de regresso. Assim, e como viajamos apenas os dois, fora de grupos organizados, que podem facilitar as coisas, temos que encadear as coisas de forma a que possam fluir naturalmente.

Terminada a etapa em Vilarinho, havia que lá chegar novamente para recomeçar a caminhada.

A primeira... em Vilarinho

Havia também que pensar no regresso de Barcelos a casa, que seria feito de comboio.

Colocando tudo no mesmo dia, a solução passou por:

– Alvorada às 6 da matina; Metro em VNGaia às 7; Metro na Trindade, Porto às 7:12, com direcção Póvoa do Varzim, com chegada à Àrvore (Vila do Conde) pelas 8; e às 8:20, autocarro até Vilarinho, pelas 08:30, até cansa só de ler… 😉

A jornada tinha como objectivo vencer os cerca de 28 quilómetros que nos separavam de Barcelos. E tentar completar a dita, de forma a sair de Barcelos pelas 16: 55 horas no comboio de regresso a casa.

E então que impressões ficam deste 2.ª dia?

Rio Ave...

A principal é começar a sentir uma dimensão diferente do Caminho. Ele começa a invadir a minha alma, passo após passo, e a criar laços cada vez mais fortes.

De tal forma, que já me invade uma nostalgia da sua ausência, pelo facto de o ter interrompido. Talvez pelo facto de que se torna mais evidente a mudança de paisagem, pois agora a ruralidade começa a tomar conta do ambiente, e gradualmente vamos abandonando as estradas mais movimentadas, embora ainda se ande uns quilómetros pela EN 306.

A tranquilidade de andar por caminhos, onde apenas se pode sentir os sons e odores da natureza, começa a invadir as nossas mentes como se de um calmante se tratasse e torna muito mais gratificante a jornada.

Os Caminhos da tranquilidade

Vai ficando maior também a vontade de tirar fotografias, e ainda mais no dia de ontem, quente e luminoso, sem nuvens, onde o azul intenso do céu e verde dos campos eram as estrelas em destaque.

Então a jornada de sábado começou em Vilarinho e levou-nos por perto de 10 kms até S. Pedro de Rates, onde decidimos fazer uma pausa para restabelecer energias e visitar a belíssima igreja românica, que certamente recebeu milhões de peregrinos ao longo dos seus 10 séculos de existência.

Igreja de Rates

Visita igualmente ao Albergue de Peregrinos de Rates, que me pareceu ter muito boas condições para ajudar os peregrinos. Aqui em Rates também aproveitamos para carimbar as nossas credenciais, sendo que para além do carimbo do Albergue de Rates, tivemos o privilégio de receber outro carimbo directamente das mãos do padre de Rates que se prontificou a deslocar-se pessoalmente à sacristia para nos colocar os referidos carimbos.

Rates

Rates é uma pérola medieval que merece ser visitada com mais tempo.

Pés a caminho novamente, e o apetite volta a fazer um apelo, e aí já em Pedra Furada, fazemos a mais longa paragem do  dia, pois o terreno que nos trouxe até aqui já torna a viagem mais dura, pois é empedrado ou mesmo em terra.

Pedra Furada

Aqui e com perto de 17 kms, os sinais de cansaço começaram a aparecer, e obrigam a uma “revisão” aos pés, que repito, são o segredo do Caminho. Com os pés arejados, uns pensos nas ameaças de bolha, e com uns alongamentos às pernas, restava então comer umas deliciosas sandes, fruta, e suminho, para nos levar de seguida até ao destino final, Barcelos.

Barcelos

E aqui chegados, apenas há que contar com 29 kms feitos, e o regresso a casa de comboio com direito a transbordo em Nine.

E reparar que ficamos um pouco mais diferentes do que aquilo que éramos no principio do dia. O sorriso tranquilo que se exibe, a sensação de dever cumprido, e a leveza de espírito, fazem desejar com força a próxima etapa da jornada.

Mapa do percurso.

Mais fotos no    .

segue resumo da ETAPA 3…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s