GandaM@lhos BTT

A glória não está em não cair…, mas sim em levantar-se sempre…

Maratona BTT 5 Cumes

Inscrições AQUI

O NOSSO Rescaldo AQUI

A Maratona 5 Cumes é já uma referência no panorama actual do BTT.

Evolução de participantes

A edição de 2010 realiza-se nos dias 2 e 3 de Outubro e, uma vez mais, o programa promete uma excelente prova, com a conquista dos Cumes de Barcelos.

Para além do percurso dos 5 Cumes (80Km) e da Meia Maratona 3 Cumes (45km), o programa deste ano tem uma iniciativa de Corridas de Montanha a abrilhantar o evento: o Ultra Trail, o Mini Trail e a caminhada sugerem uma bela e grande aventura.

Jersey do evento

Percurso 5 Cumes


Génese

O conceito da “Maratona 5 Cumes” reflecte a concepção de um evento com uma componente simultaneamente competitiva e lúdica, que prima pelo cumprimento de objectivos intercalares específicos – cumes – nos quais os participantes sentem a conquista de cumes – típica do alpinismo – e assim têm uma sensação de evolução de etapas “palpáveis” e não meramente indicativas ou por controlo parcial.

A ideia surgiu do sócio n.º1 dos Amigos da Montanha, António Faria, que certo dia se propôs a percorrer em bicicleta e autonomia os montes do vale da cidade de Barcelos. Em autonomia e com a sua máquina fotografia, percorreu os cumes que deram origem à actual Maratona BTT 5 Cumes de Barcelos, considerada já uma referência que ,para muitos , constitui o maior desafio do ano.

Cartaz

Panorâmica do Percurso BTT

O percurso atravessa 5 dos cumes mais altos do concelho de Barcelos, estendendo-se, no total por pouco mais de 80km, havendo, ainda, a opção mais acessível, a “Meia-maratona”, com 3 cumes e aproximadamente 45 kms.

No global, o percurso integral caracteriza-se pela exigência física saudável e pela variedade dos trilhos, com caminhos, estradões, quintas, singletracks, riachos e outras surpresas que os participantes percorrerão.

O percurso da maratona 2010 é integralmente novo, com introdução de novos cumes, e estende-se totalmente abaixo do rio Cávado, deixando de lado saudosos montes (Facho, S. Gonçalo e S. Mamede), mas com trilhos e momentos espectaculares.

Percurso de Cortesia

Os primeiros quilómetros após a partida serão pela cidade de Barcelos (não é percurso circular). Estes quilómetros iniciais têm acompanhamento policial e  de veículos da organização devidamente identificados, que irão monitorizar o grupo durante a extensão deste percurso.

Extensão
Percurso 5 Cumes: 80 km (aprox)
Percurso 3 Cumes: 45 km (aprox)

Encerramento do percurso 5 Cumes

O encerramento do percurso total ocorrerá a partir das – 13h00min – no local da separação dos percursos.
Todos os participantes serão obrigatoriamente encaminhados para o percurso da Meia Maratona.

Controlo

Serão atribuídos tempos de prova a todos os participantes (sem carácter competitivo).
Existirão postos de controlo normais e surpresas ao longo do percurso onde serão aferidas as passagens dos participantes.
Ao longo do percurso existirão vários postos de abastecimento. Os participantes só receberão apoio alimentar/mecânico nestes locais.
A organização reserva-se ao direito de publicação do número de dorsal dos participantes que sejam identificados a deitar lixo no chão durante o percurso.

Partida/Meta
A partida e a meta são na Avenida da Liberdade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s